As últimas décadas proporcionaram uma verdadeira revolução na medicina. Cirurgias que antes eram feitas com grandes cortes, hoje são realizadas com modernos equipamentos, os quais garantem mais precisão e segurança ao paciente.
É o caso da cirurgia bariátrica que evoluiu e trouxe com ela novas técnicas que possibilitam melhores condições e uma recuperação menos agressiva para quem sofre de obesidade e diabetes.
A cirurgia metabólica é uma cirurgia do trato gastrointestinal que consiste em tratar o diabetes e, ajudar a reduzir o peso do paciente obeso. O procedimento surgiu como uma alternativa para o tratamento e controle de doenças metabólicas. Além da perda significativa de peso, há essa contenção das doenças como diabetes e hipertensão, possibilitando ao paciente um estilo de vida mais ativo e saudável.
Bariátrica X Metabólica: procedimentos iguais, objetivos diferentes.
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 e que desenvolveram diabetes tipo 2 e outras comorbidades.
Trata-se de uma opção altamente eficaz e que traz inúmeros benefícios para grande parte das pessoas que se submetem ao procedimento, pois além da perda de peso, a cirurgia proporciona uma melhoria dos níveis glicêmicos nos diabéticos.
Além da remissão do diabetes tipo 2, doenças como hipertensão, colesterol alterado, doenças cardiovasculares e apneia do sono também são tratadas com a cirurgia bariátrica e metabólica. É um grande avanço para a medicina, já que a maioria dos pacientes que lutam contra a obesidade acarretam outras doenças metabólicas que, até então, não eram sanadas com a cirurgia convencional.
Mudança de hábito é essencial para uma vida melhor!
Mais de 70 anos se passaram desde a primeira cirurgia bariátrica e a alta prevalência de obesidade continua aumentando no mundo inteiro. A técnica batizada com bypass (desvio do intestino), foi realizada pela primeira vez em 1950 e só chegou ao Brasil dez anos depois como tratamento para pacientes com obesidade mórbida.
A cirurgia bariátrica e metabólica auxilia no emagrecimento dos pacientes e melhora as condições médicas associadas à obesidade, mas é preciso considerar uma mudança de hábitos no dia a dia, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Sem uma mudança no estilo de vida não há como garantir os resultados da cirurgia, por isso mesmo o atendimento humanizado e o acompanhamento psicológico são essenciais para ajudar o paciente nesse processo.
Tais mudanças devem ser colocadas em prática tanto no pré quanto no pós-operatório, caso contrário o paciente volta a engordar e as doenças retornam na mesma proporção. Vale lembrar que a obesidade é uma doença crônica e exige cuidados e controle a vida toda, daí a importância da conscientização dessa nova rotina.
Para saber se você tem indicação para realizar uma Cirurgia Bariátrica e Metabólica, converse com um dos nossos cirurgiões especializados. Na CDigest ajudamos você a combater a obesidade e a ganhar um estilo de vida mais saudável.